Dicas de vinhos.Os melhores vinhos possíveis de se apreciar do novo mundo e do velho mundo: Chile, Argentina, Portugal, França, Espanha e Itália.
28 de julho de 2010
CLOS APALTA 2006
O cultuado Clos Apalta é um verdadeiro mito, sem dúvida um dos melhores e mais premiados vinhos da América do Sul. Produzido apenas nos grandes anos, é poderoso e encorpado, combinando o fabuloso terroir de Apalta com rendimentos muito baixos e um sofisticado toque francês. Sua minúscula produção é disputada no mundo todo. Um ícone.
Produtor: Casa Lapostolle
País: Chile
Uva: 61% Carmenère; 24% Cabernet Sauvignon; 12% Merlot; 3% Petit Verdot
Vinhedos: Vinhedo Apalta, na zona do Vale de Colchagua, na sub-região do Vale de Rapel, na região do Vale Central. Vinhedo biodinâmico sem enxerto e não irrigado com media de 60 anos . Rendimento muito limitado entre 15 e 25 hl/ha.
Vinificação: As uvas são desengaçadas manualmente e vinificadas em cubas de carvalho francês por 10 dias a 28ºC, seguidos por mais 20 dias de maceração pós-fermentação dependido das castas.
Maturação: Ele é maturado por 25 meses em barricas de carvalho francês novas. É engarrafado sem clarificação nem filtração. Decantar por 3 horas, no mínimo.
Teor Alcoólico: 15% Vol.
Corpo: Encorpado
Sugestão de Guarda: Mais de 10 anos
Combinações: Carnes de caça, cordeiro e prato de alta gastronomia. Alternativa originale para sobremesa com chocolate amargo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário